O projeto foi realizado pela primeira vez pela BPW Cuiabá em 2002, com o nome “Sou Doadora de Vida”, cujo objetivo era incentivar a doação de sangue. Em 2012 a BPW Londrina ampliou o projeto acrescentando o incentivo e sensibilização à doação de órgãos, tecidos (sangue, córnea, medula e pele) e leite materno. Hoje o projeto Doando Vida é realizado por todas as BPWs a nível Brasil.
Através dessa ação procura-se incentivar as pessoas a informarem seus familiares sobre seu desejo de serem doadoras de órgãos e tecidos, pois no eventual momento, será necessária a autorização da família para a retirada dos órgãos, já que o doador não estará mais em condições de decidir e autorizar. Se a família estiver informada sobre seu desejo será facilitada a tomada de decisão no momento oportuno.
Essa campanha é realizada com muito sucesso e grande mobilização da sociedade e da mídia desde 2013 sendo realizada por todas as BPWs em datas estabelecidas no período de agosto a setembro.
Focados na responsabilidade social da BPW como entidade integrada a comunidade, objetiva-se:
– Aumentar o número de doadores em todos os tipos de doações;
– Conscientizar a população, notadamente as mulheres da importância deste ato de solidariedade;
– Ajudar a desmistificar a doação, procedimentos, autorização da família;
– Sensibilizar mulheres e jovens para o ato de doar, já que estão em menor número nas estatísticas de doadores;
– Levar o assunto para os diferentes ambientes, de trabalho a escolares, a fim de que as pessoas sejam informadas sobre o desejo de doar de seus amigos e familiares;
– Sensibilização da necessidade de eliminação das causas impeditivas da autorização.